Receita começa a receber hoje declarações do Imposto de Renda

Receita começa a receber hoje declarações do Imposto de Renda
Leandro Goldman
02/03/2017


A Receita Federal do Brasil, começa a receber de modo online a partir desta quinta-feira, 2, as declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2017, ano base 2016.
Pessoas que tenham recebido rendimentos que somados cheguem a R$ 28,5 Mil no ano passado, precisam fazer a declaração neste ano.
Apesar das declarações começarem a ser enviadas hoje, elas podem ser entregues no sistema até o próximo dia 28 de abril.

Quem não fizer a declaração, vai estar sujeito a multas e processos por parte da Receita Federal, inclusive por sonegação fiscal, o que pode acarretar prisão.
Quem tem restituição a receber, será informado no momento da entrega, se possue e quanto possue a ser restituído.
Os lotes de restituições começam a ser pagos em junho, e seguirão até dezembro, com base na data de entrega da declaração. Assim, quem entrega primeiro, recebe primeiro.
São prioridade pessoas idosas, deficientes ou portadores de moléstias graves, e depois as demais pessoas contribuintes.
Para fazer parte deste grupo, os que o fazem devem preencher esses dados na declaração informando e comprovando a situação.

Para enviar a declaração, basta fazer o download do programa da declaração de Imposto de Renda, no site da Receita Federal, http://receita.fazenda.gov.br ou
ainda pelas lojas de aplicativos Google Play ou Apple Store.
Depois de preencher corretamente todos os dados, a declaração pode ser enviada pelo aplicativo ou site, únicas formas de enviar, já que o envio é 100% online.
A declaração é simples, mas quem não se sentir a vontade para a fazer, pode procurar um escritório de contabilidade, especializado no envio das informações.
Uma importante novidade neste ano, é que crianças menores de 12 anos que sejam declaradas como dependentes do contribuinte, precisam ter seus CPFs informados no ato da declaração.
Antes, apenas o nome do dependente bastava, mas agora precisa ter o CPF. Isto quer dizer, que bebês precisam ter o documento ao serem declarados, por exemplo.
A recomendação da Receita é que as pessoas não deixem para ultima hora, para que possam enviar a documentação.
Assim se resolvem rapidamente pendências e ninguém tem riscos de cair na malha fina.
Mais de 28 milhões de pessoas precisam fazer a declaração neste ano, informou a Receita Federal.

Foto / Grupo Kester
Imagem mostra logo da Receita Federal do Brasil